Tremor Palpebral

É comum haver pacientes no consultório com a queixa de que o olho está “tremendo” ou “pulando”. Na verdade, o que ocorre são contrações involuntárias de pequenas fibras do músculo orbicular da pálpebra na região pré-tarsal (fig legenda F). A esse fenômeno damos o nome de tremor palpebral ou mioquimia, a qual pode ocorrer em qualquer grupo muscular do corpo humano.

Orbicular
Orbicular

O tremor palpebral é muito frequente e as principais causas são o estresse mental, o cansaço, o sono, a ansiedade e o uso excessivo de bebidas com cafeína. Nestes casos o tremor dura de horas a alguns dias, podendo ocorrer períodos sem sintomas.

O tratamento do tremor palpebral baseia-se no tratamento das causas, como o estresse, o cansaço, etc. Vale ressaltar que não há indicação de aplicação de toxina botulínica pois as contrações são temporárias e não geram movimento de piscar.

Nos casos em que os tremores palpebrais, tornam-se cada vez mais constantes, e especialmente quando acompanham outros sintomas, como contrações de fibras dos grandes músculos dos braços e pernas (fasciculações), alterações de força ou sensibilidade, cansaço excessivo e incapacidade de realizar exercícios (intolerância ao exercício), sintomas gerais como fadiga, emagrecimento, náuseas, vômitos, alterações do ritmo cardíaco (arritmias) ou alterações visuais/paladar/olfato, podemos ter causas mais graves, e que precisarão ser investigadas por um neurologista em consultório.

O tremor palpebral assemelha-se ao Blefaroespasmo nas contrações involuntárias. No entanto, neste último, há um comprometimento maior do número de fibras músculares fazendo com que o paciente pisque constantemente, o que não chega acontecer com o tremor palpebral. Outra diferença fundamental são as causas que diferem uma da outra,  não sendo, portanto, o Blefaroespasmo uma evolução do tremor palpebral.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia

Oftalmologista

CRM SP 109092