Rugas

As rugas são vincos que aparecem na pele em decorrência do envelhecimento cutâneo, perda natural da elasticidade e tonicidade. Esse processo é fisiológico, irreversível e evolutivo.

Existem dois tipos de rugas: 

– rugas dinâmicas: são as primeiras a serem notadas, conhecidas também como linhas de expressão, e não aparecem no repouso;

– rugas estáticas: são visíveis mesmo sem movimentos faciais e muito comuns em rostos maduros;

A única diferença entre elas é a profundidade, que também sofre influência de fatores genéticos, espessura da pele e quantidade de exposição solar.

As rugas, quando associadas aos efeitos solares, podem se tornar definitivas e profundas. 

Elas aparecem principalmente em áreas mais expostas ao sol, como na testa, ao redor dos olhos (pés de galinha), colo, pescoço e mãos.

Rugas na testa: podem aparecer no sentido horizontal, como resultado da expressão comum feita quando as sobrancelhas são levantadas. Neste tipo, as rugas surgem devido à contração do músculo frontal. Há rugas comuns também entre as sobrancelhas, como um vinco vertical. Estas rugas são formadas devida à contração dos músculos corrugadores e próceros.

rugas da face

Rugas ao redor dos olhos: as rugas mais comuns em torno dos olhos são os “pés de galinha”, chamados assim pelo formato. Elas aparecem no canto externo dos olhos, ficando com o aspecto que temos quando sorrimos e diminuímos as pálpebras. Estas rugas ocorrem pela contração do músculo orbicular dos olhos.

As rugas aparecem como um processo natural do envelhecimento chamado intrínseco e também tem sua evolução influenciada pelos fatores chamados extrínsecos.

Não há como evitarmos a expressão dos nossos sentimentos através da mímica facial. O movimento constante e repetitivo da musculatura do rosto leva a formação das rugas naturalmente.

Porém, fatores externos como o sol e poluição podem acelerar o aparecimento das rugas. O sol e os demais fatores vão causando com o tempo rupturas nas fibras mais profundas da pele, especialmente do colágeno, com o processo do envelhecimento ainda se soma o fato de que diminuímos a formação do colágeno.

As rugas não podem ser evitadas, mas é possível adiar seu aparecimento e prevenir o envelhecimento precoce da pele com alguns hábitos:

  • Usar de protetor solar com FPS igual ou maior do que 30
  • Parar de fumar
  • Hidratar a pele diariamente
  • Ter uma alimentação balanceada, rica em alimentos de origem vegetais e bem coloridos, e com pouco consumo de gorduras saturadas e açúcares
  • beber bastante água

Tratamento de Rugas

  • Toxina botulínica – Rugas de expressão
  • Cosméticos
  • Peeling químico ou com laser
  • Preenchimento facial com ácido hialurônico

Toxina Botulínica facial

É um procedimento minimamente invasivo e seus resultados aparecem em 48 horas. As áreas para o uso da toxina botulínica são as rugas entre as sobrancelhas, as linhas horizontais da testa e as linhas de expressão que surgem ao redor dos olhos ( “pés-de-galinha”). A toxina botulínica é excelente para complementar a Blefaroplastia e o Laser de CO2. O tratamento pode ser realizado em  homens e mulheres de todas as idades. Este procedimento pode ser realizado por oftalmologista especialista em plástica das pálpebras ou plástica ocular.

Toxina Botulínica
Toxina Botulínica
toxina botulínica
toxina botulínica

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Dr. Renato Garcia CRM SP 109092

Médico Oftalmologista – Estética palpebral – rugas na testa e próxima aos olhos

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Rua Teixeira da Silva, 34 Cj. 83 – Paraíso –  São Paulo -SP
Telefone: (11) 3083-5249/4371-5259