tratamento do ceratocone ganhou grande destaque nos últimos anos. Novas lentes de contato com materiais e curvaturas mais sofisticados permitiram atingir maior qualidade de visão. O desenvolvimento de novos modelos de anéis intra-estromais também permitiram ampliar as indicações de seu uso, beneficiando grande número de pacientes com ceratocone.

Tratamentos do Ceratocone

Fig 1: Tratamentos do Ceratocone

Destacam-se como tratamentos ao ceratocone (fig 1):

– Estabilidade: crosslinking

– Visão: óculos, lentes de contato ( gelatinosas, rígidas de córnea e rígidas escalareis), implante de anel estromal e transplante de córnea ( lamelares e penetrantes )

O importante é que a busca da estabilidade e da melhor visão no paciente com ceratocone deve ocorrer simultaneamente, como ilustra a figura abaixo (fig 2).

Tratamento do ceratocone

Fig 2: Tratamento do Ceratocone

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista  –  Tratamento do Ceratocone

Tratamento do Ceratocone

 

O tratamento do ceratocone ganhou grande destaque nos últimos anos. Novas lentes de contato com materiais e curvaturas mais sofisticados permitiram maior qualidade de visão.

O desenvolvimento de novos modelos de anéis intra-estromais ampliaram as indicações de seu uso. Com isso,  grande número de pacientes com ceratocone se beneficiaram dos tratamentos atuais.

Tratamentos do CeratoconeTratamentos do Ceratocone:

– Estabilidade: crosslinking da córnea

– Visão: óculos, lentes de contato ( gelatinosas, rígidas corneanas e rígidas escalareis), implante de anel estromal e transplante de córnea ( lamelares e penetrantes )

Na fase inicial do ceratocone a troca de óculos ocorre com maior freqüência. Quando eles não conseguem melhorar a visão optamos pelas lentes de contato. As lentes de contato rígidas fornecerem melhor potencial de visão aos pacientes com ceratocone. Foram desenvolvidas lentes de contato rígidas multicurvas especiais para córneas com ceratocone e lentes esclerais com materiais mais permeáveis ao oxigênio, que proporcionam excelente qualidade de visão como tratamento ao ceratocone.

Quando o uso da lente de contato já não é mais satisfatória, pode-se avaliar a possibilidade de implante de anel intra-estromal. O objetivo do anel é regularizar e aplanar novamente a área central da córnea. Isso permite ao paciente com ceratocone voltar a ter uma boa qualidade de visão com o uso do óculos.

A grande conquista no tratamento do ceratocone foi a possibilidade de interromper sua progressão através de um procedimento chamado de crosslinking da córnea. O transplante de córnea é a última opção de tratamento do ceratocone. Esta modalidade de tratamento é indicada quando as lentes de contato não fornecem visão útil, ou há intolerância ao seu uso e não é possível implantar anel intra-estromal.

Crosslinking

crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, pois previne sua progressão. Em um percentual menor de casos há também uma pequena diminuição da curvatura da córnea. O crosslinking consiste em fazer uma raspagem da superfície da córnea, removendo parte do epitélio corneano central seguida de aplicação de riboflavina em gotas. Posteriormente, irradia-se a córnea com luz ultravioleta, com exposição e tempo controlados. (vídeo 1)

Crosslinking

O resultado da realização do crosslinking da córnea é a criação de mais ligações covalentes no estroma o que aumenta a resistência mecânica da córnea. (Figura 1)

crosslinking

Crosslinking

Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone pois a córnea torna-se mais resistente. O vídeo a seguir demonstra como uma córnea com ceratocone se comporta à deformação comparada com uma córnea normal ou após o crosslinking.(vídeo 2)

Córnea pós-crosslinking

É importante ressaltar que o tratamento do ceratocone com o crosslinking está indicado apenas se houver progressão do ceratocone em 6 meses. Dados como a ceratometria e a refração do paciente são comparados neste período para avaliar a necessidade do crosslinking.

São pré-requisitos para a realização do crosslinking da córnea:

  • espessura corneana seja maior ou igual a 350 micra;

  • curvatura corneana inferior a 70 dioptrias;

  • ausência de cicatrizes corneanas centrais,  sem história de Herpes ocular;

  • paciente não esteja em fase de gestação.

Os melhores candidatos para realização do crosslinking são os pacientes que apresentam estágios leves a moderados do ceratocone, pois torna-se possível manter a qualidade de visão corrigida sem outros procedimentos mais invasivos.

Há possibilidade da realização do crosslinking associado ao implante de anel intra-estromal para estabilização do ceratocone e melhora da acuidade visual simultânea. Esses casos são específicos e devem ser avaliados e indicados por oftalmologista especialista em tratamentos para o ceratocone.

 

Lentes esclerais

O tratamento do ceratocone ganhou grande destaque nos últimos anos. Novas lentes de contato com materiais e curvaturas mais sofisticados permitiram atingir maior qualidade de visão.

Destacam-se como tratamentos do ceratocone:

– Estabilidade: crosslinking da córnea

– Visão: óculos, lentes de contato ( gelatinosas, rígidas de córnea e rígidas esclerais), implante de anel estromal e transplante de córnea ( lamelares e penetrantes )

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apoiam principalmente na esclera. Isto as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea.

Lente de contato escleral

Lente de apoio na córnea à esquerda e lente de apoio na esclera à direita

 

Lente de Contato Escleral

Lente Escleral

As lentes esclerais foram desenvolvidas para pessoas portadoras de córneas irregulares, degeneração marginal pelúcida, ceratoplastias penetrantes, pós LASIK e RK e, principalmente, ceratocone. Devem ser usadas como uma alternativa para aqueles que tem dificuldade em adaptar as lentes rígidas gás permeáveis (RGPs) corneanas. Este tipo de lente também pode ser útil para os casos de insucesso de lentes gelatinosas especiais para ceratocone.

O espaço entre a córnea e a lente escleral é preenchido pelo “filme lacrimal”, propiciando uma adaptação muito mais confortável, mesmo em pacientes que possuem muita sensibilidade. A lente escleral é uma lente de contato rígida gás permeável, com alto índice de permeabilidade ao oxigênio, o que permite uso por 12 horas contínuas.

 

Lente de Contato Escleral

Lente Escleral

Quando há uma boa adaptação do paciente à lente escleral, automaticamente se afasta a necessidade do transplante de córnea. Esta modalidade de lente de apoio escleral ofereceu excelente alternativa aos pacientes que apresentavam indicação formal para transplante de córnea.

 

 

Implante de Anel Intra-estromal corneano

O implante de anel intra-estromal é uma modalidade de tratamento do ceratocone, com objetivo de melhorar a visão do paciente. O anel proporciona melhor regularidade da superfície da córnea com ceratocone.

Este tratamento do ceratocone adequa-se aos pacientes que não se adaptam ao uso de lentes de contato. Além disso, são casos em que o transplante de córnea pode ser postergado.

Anel de Ferrara

 

Os segmentos dos anéis intra-estromais foram desenvolvidos, inicialmente, no Instituto Barraquier com o nome de Intacs. No Brasil, na década de 90, foi desenvolvido um protótipo com diferentes nomogramas para o tratamento do ceratocone, chamada técnica do Anel de Ferrara. Tempos depois outros fabricantes criaram suas versões chamadas Corneal Rings e Kerarings com diferentes desenhos de formatos de aneis para o tratamento do ceratocone.

Atualmente, o implante do anel intra-estromal pode ser realizado com a tecnologia do laser de femtosegundo, o que torna o procedimento mais preciso e seguro.

 

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea (doente) de um paciente por uma córnea saudável, a fim de melhorar a visão (finalidade óptica) ou corrigir perfurações oculares (transplante tectônico).
É indicado em casos de :
• Opacificação da córnea parcial ou total;
• Ceratocone avançado onde o uso de óculos e lentes de contato não corrigem mais o astigmatismo irregular característico dessa doença;
• Perfuração da córnea, devido algum trauma ocular e ou úlcera corneana.

Dessa forma, o transplante de córnea pode ser usado como forma de tratamento de ceratocone quando as demais técnicas, já descritas, não forem eficazes.

Em relação ao transplante de córnea, é inegável que os métodos e técnicas evoluiram muito, passando pela utilização do femtosecond laser para realizar a preparação do botão doador e do leito receptor. Isso permite uma melhor cicatrização e um resultado com menor astigmatismo residual devido ao melhor encaixe de ambos.

Transplante de Córnea

Transplante de Córnea

O fato das técnicas de transplantes de córnea tornarem-se mais sofisticadas possibilitam melhores resultados na qualidade e no tempo de cicatrização, o que por sua vez proporciona uma superfície ocular mais harmônica e menos irregular oferecendo ao paciente melhor acuidade visual

Transplante de Córnea 2

Suturas do transplante de Córnea

 

O refinamento nas técnicas de transplante de córnea para o tratamento do ceratocone permitiu o desenvolvimento  do transplante de córnea de espessura parcial ou lamelar. Nesta cirurgia ocorre separação parcial do estroma e assim o cirurgião pode retirar a parte da córnea afetada pelo ceratocone sem remover o endotélio da córnea (camada mais profunda da córnea).
As células endoteliais têm um papel extremamente importante em retirar excesso de água da córnea e manter sua transparência. No transplante de córnea tradicional, o endotélio da córnea doadora sofre maior dano, podendo comprometer o resultado final.  A técnica de transplante de córnea lamelar anterior profundo possibilita ao paciente manter o seu endotélio, sedo considerada a técnica de transplante de córnea ideal para o tratamento do ceratocone.

 

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista  –  Tratamento do Ceratocone

Rua Teixeira da Silva, 34 Cj. 83 – Paraíso –  São Paulo -SPTelefone: (11) 3083-5249/4371-5259