Presbiopia

A presbiopia ou “vista cansada” tem inicio, normalmente,  após os 40 anos. Ler mensagens no celular, no jornal, livros, e a validade de um produto, tornam-se tarefas extremamente difíceis, ou mesmo, impossíveis. Em muitos casos os présbitas começam a esticar os braços sem dar conta de que já estão com a famosa “vista cansada”. Vale lembrar que isso não é doença. Faz parte do envelhecimento do organismo, assim como a pele começa a perder o tônus e os cabelos a ficarem brancos.

Sintomas iniciais da presbiopia
Sintomas iniciais da presbiopia

A presbiopia ocorre por uma ineficiência do sistema de acomodação da visão para perto, ou seja o nosso foco automático para perto começa, gradativamente, a perder sua capacidade de acomodação. A piora desta acomodação é progressiva e atinge seu máximo por volta dos 60 anos. A rapidez com que a presbiopia se estabelece varia de uma pessoa para a outra, em função da quantidade e tipo de grau que use para longe. Em alguns casos, quando o indivíduo tem miopia é comum que retire o óculos para longe para conseguir ler de perto.

Presbiopia saúde ocular
Presbiopia

Nenhuma forma de tratamento reestabelece a acomodação natural e todas as formas de correção têm limitações. Os principais tipos de tratamentos são:
– Uso de óculos para perto ou multifocais, que corrigem a visão para perto e para longe;
– Uso de lentes de contato multifocais ou monofocais, com monovisão;
– Correção da visão por laser, com monovisão;
– Implante de lentes intraoculares, multifocais ou monofocais com monovisão (para pacientes que já apresentam catarata);

Monovisão é a visão funcional de um olho para longe e de outro para perto. A monovisão busca induzir a visão do olho de perto de  -1,50 a -2,0 dioptria, ou grau de miopia, que é suficiente para permitir uma boa visão para perto. Ao mesmo tempo o outro olho é corrigido para visão de longe.

Quando se induz a monovisão, o cérebro passa a fazer a escolha da melhor imagem, vinda de um olho ou do outro, de acordo com a localização do objeto (próximo ou distante).

Já existe tratamento a laser para deixar a córnea com poder multifocal, mas os resultados iniciais devem ser melhor avaliados.

O tratamento multifocal seja através de lentes de contato ou com o implante de lentes intra-oculares no tratamento de catarata são satisfatórios em casos específicos e devem ser testados pelos pacientes antes do tratamento definitivo.

Atualmente a qualidade de lentes de óculos multifocais evoluiu muito e a dificuldade de adaptação reduziu consideravelmente.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

Veja também
Suplementos alimentares para os olhos
Falso Estrabismo
Miopia
Crosslinking da córnea
Entrevista Dr. Renato Garcia
Cirurgia de Catarata
Dúvidas em cirurgia de catarata
Criança no oftalmologista
Lentes de contato esclerais
Moscas Volantes

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular…

14 de novembro de 2019

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real…

21 de agosto de 2019

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto dos 21 anos…

5 de dezembro de 2018

O crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea…

4 de outubro de 2018

Assista o vídeo com a entrevista do Dr. Renato Garcia

28 de junho de 2018

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

16 de outubro de 2017

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

13 de outubro de 2017

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar…

26 de maio de 2017

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea…

7 de fevereiro de 2017

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”…

25 de janeiro de 2017