Por que algumas vezes vejo flashes de luzes?

Flashes de luzes podem ser sinal de descolamento (separação) entre vítreo e retina. O vítreo é uma substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular, dando forma ao mesmo.

Saúde Ocular Oftalmologia
Separação entre vítreo e retina

A força exercida na retina quando o vítreo é separado dela pode fazer com que a pessoa tenha sensação de flashes no campo visual lateral. Os flashes podem aparecer e desaparecer durante muitas semanas.

Flashes de luzes
Flashes de luzes

O descolamento vítreo-retiniano é um processo fisiológico, ou seja, é comum ocorrer em pessoas mais idosas, em pós-operatórios de cirurgias oculares e após traumas oculares.

Flutuações no vítreo, também conhecidas como moscas volantes são frequentes nestes casos e surgem como pontos, manchas, nuvens, fios ou teias de aranha na visão. Na maioria das vezes, as flutuações são células que podem aparecer e desaparecer, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento. O paciente aprende a conviver e tolerar as mesmas através da neuroadaptação visual.

Moscas volantes dr. Renato Garcia Oftalmo
Moscas volantes

No entanto, se as luzes persistirem, podem ser devido à “buracos ou rasgos” na retina que podem resultar em um descolamento de retina. Os buracos e rasgos são, freqüentemente, reparados com tratamento a laser. O tratamento dos descolamentos de retina necessitam na maioria dos casos de cirurgia.

Recomenda-se na presença de flashes de luzes ou moscas volantes a avaliação de um oftalmologista. O exame determinará se há lesão da retina ou apenas descolamento do vítreo.

Se flashes de luzes são acompanhados por um grande número de manchas escuras ou uma repentina perda do campo visual, marque um exame imediatamente com o oftalmologista.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

Veja também
Suplementos alimentares para os olhos
Falso Estrabismo
Miopia
Crosslinking da córnea
Entrevista Dr. Renato Garcia
Cirurgia de Catarata
Dúvidas em cirurgia de catarata
Criança no oftalmologista
Lentes de contato esclerais
Moscas Volantes

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular…

14 de novembro de 2019

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real…

21 de agosto de 2019

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto dos 21 anos…

5 de dezembro de 2018

O crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea…

4 de outubro de 2018

Assista o vídeo com a entrevista do Dr. Renato Garcia

28 de junho de 2018

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

16 de outubro de 2017

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

13 de outubro de 2017

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar…

26 de maio de 2017

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea…

7 de fevereiro de 2017

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”…

25 de janeiro de 2017