Catarata

Catarata é a opacificação do cristalino, uma estrutura normalmente transparente que se parece com uma lente e que se localiza dentro do olho.

catarata
Catarata

Quando o cristalino fica opaco (catarata), a imagem não se forma de forma adequada na retina. A queixa é de visão borrada, diminuindo o contraste.

Catarata

A catarata aparece naturalmente nas pessoas com idade acima dos 55 anos. Pode ocorrer também em recém-nascidos, em portadores de diabetes, pessoas tratadas com medicamentos como a cortisona, pós traumas oculares e outras situações.

Muitas vezes o paciente com catarata não percebe a piora da visão. A perda tende ocorrer de forma lenta e progressiva. É comum pessoas idosas modificarem seus hábitos de vida devido a catarata. Passam a ficar mais em suas casas e praticam menos atividade sociais por tornarem-se inseguros com a baixa de visão. Outros, por sua vez, subestimam a diminuição da visão e acabam sendo vítimas de acidentes, como quedas e fraturas ósseas.

Não é normal um idoso enxergar menos só por conta da idade. Para isso, um exame oftalmológico periódico com o especialista pode proporcionar melhora na qualidade de vida detectando a catarata. O tratamento é, exclusivamente, cirúrgico.

A cirurgia de catarata:

O oftalmologista especialista em cirurgia da catarata faz a cirurgia através da remoção o cristalino opaco. A técnica mais usada é a faco-emulsificação ( FACO ) seguida do implante da lente intra-ocular.

A cirurgia é realizada sob anestesia local tópica (colírio anestésico) e sedação. Um exame fundamental antes da cirurgia de catarata é a biometria, que mensura qual o a grau da lente intra-ocular que deve ser implantada para que o erro refrativo ( grau ) final seja próximo a zero.

A faco-emulsificação consiste na fragmentação da catarata em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com uma ponta bem fina e delicada. Essa ponta emite ondas de ultrassom e faz, simultaneamente, a emulsificação e a retirada, por meio de sucção dos fragmentos da catarata. Após a retirada de toda a catarata, é implantada uma lente intra-ocular.

Pós-operatório:
O pós-operatório da cirurgia de catarata é muito tranquilo e indolor. Após a cirurgia de catarata, o paciente recupera-se rapidamente do efeito dos sedativos e recebe alimentação leve para logo deixar o hospital e ir para casa. O paciente recebe alta com um tampão acrílico transparente para proteção. Além disso, recebe orientação de uso de um colírio que contem antibiótico e anti-inflamatório. Após a cirurgia de catarata, a visão apresenta melhora rápida e em poucos dias atinge sua normalidade. Recomenda-se também, não pegar peso e a não entrar em piscinas e mar por aproximadamente 30 dias.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

Veja também
Suplementos alimentares para os olhos
Falso Estrabismo
Miopia
Crosslinking da córnea
Entrevista Dr. Renato Garcia
Cirurgia de Catarata
Dúvidas em cirurgia de catarata
Criança no oftalmologista
Lentes de contato esclerais
Moscas Volantes

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular…

14 de novembro de 2019

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real…

21 de agosto de 2019

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto dos 21 anos…

5 de dezembro de 2018

O crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea…

4 de outubro de 2018

Assista o vídeo com a entrevista do Dr. Renato Garcia

28 de junho de 2018

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

16 de outubro de 2017

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

13 de outubro de 2017

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar…

26 de maio de 2017

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea…

7 de fevereiro de 2017

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”…

25 de janeiro de 2017