Blefarite

A blefarite é uma inflamação crónica comum e persistente das bordas das pálpebras. Os sintomas apresentam-se como irritação, sensação de areia nos olhos, prurido e, inclusive, olho vermelho. Na região palpebral aparecem granulações parecidas com caspas, que podem se estender até os cílios.

Blefarite
Blefarite na base dos cílios

 

granulações aderidas aos cílios
granulações aderidas aos cílios

A blefarite pode também formar crostas nas bordas das pálpebras

Crostas na borda da pálpebra
Crostas na borda da pálpebra

A blefarite, geralmente,  associa-se à seborreia do couro cabeludo ou aparece como consequência de  infecção bacteriana. Ambas as formas podem coexistir num dado momento e não são contagiosas.

Pessoas com a pele oleosa, caspas e olhos secos têm maior tendência de ter blefarite, a qual pode se iniciar na infância e se prolongar por toda a vida.

As complicações  mais frequentes da blefarite são: conjuntivite, terçol, hipertrofia ou aumento da grossura das bordas das pálpebras e a queda dos cílios como consequência da inflamação. Tardiamente pode ocorrer inversão dos cílios (triquíase) e estes começam a tocar a córnea levando a grande incomodo e doenças graves, como úlceras de córnea.

Triquíase: cílios invertidos tocando o olho
Triquíase: cílios invertidos tocando o olho

O tratamento adequado depende da causa da blefarite, a qual pode não ser curável, porém é possível controlá-la com algumas medidas indicadas por oftalmologistas.

São recomendadas compressas quentes sobre as pálpebras com o objetivo de retirar as granulações características da blefarite e solubilizar secreções oleosas em excesso das glândulas de Meibomius.(fígura: secreções oleosas).

Blefarite e meibomite (secreções oleosas)
Blefarite e meibomite (secreções oleosas)

A higiene com solução de shampoo neutro infantil sobre os cílios é fundamental para manter o controle e evitar recidivas da blefrite.

Além de medidas de higienização, podem ser orientados uso de pomada com antibiótico, lágrimas artificiais, antibióticos por via oral e óleo de linhaça.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

Veja também
Suplementos alimentares para os olhos
Falso Estrabismo
Miopia
Crosslinking da córnea
Entrevista Dr. Renato Garcia
Cirurgia de Catarata
Dúvidas em cirurgia de catarata
Criança no oftalmologista
Lentes de contato esclerais
Moscas Volantes

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular…

14 de novembro de 2019

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real…

21 de agosto de 2019

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto dos 21 anos…

5 de dezembro de 2018

O crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea…

4 de outubro de 2018

Assista o vídeo com a entrevista do Dr. Renato Garcia

28 de junho de 2018

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

16 de outubro de 2017

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

13 de outubro de 2017

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar…

26 de maio de 2017

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea…

7 de fevereiro de 2017

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”…

25 de janeiro de 2017