Blefaroplastia
Blefaroplastia
A plástica das pálpebras, chamada blefaroplastia, é uma cirurgia realizada para remover as bolsas de gordura palpebrais e o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores.
O rosto é sempre a região mais exposta do corpo e as pálpebras sofrem bastante com os sinais do tempo. Por isso, a sensação de peso nos olhos, visão cansada e aparência envelhecida são apenas algumas queixas daqueles que recorrem à cirurgia de blefaroplastia.
A plástica das pálpebras pode ser indicada para homens e mulheres. Não há uma idade correta para realização da blefaroplastia. Normalmente, a presença de flacidez na região ocorre após a terceira década de vida e a partir desta fase a cirurgia pode ser indicada.

Indicações da Blefaroplastia com oftalmologista:
– excesso ou flacidez da pele das pálpebras;
– desejo de eliminar rugas;
– bolsa de gordura na pálpebra inferior;
– ptose palpebral;
– xantelasma;
Qual profissional pode realizar blefaroplastia?
O médico que pode realizar a blefaroplastia é o oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular. Essa especialidade é também chamada de “plástica ocular ou oculoplástica”. Para se tornar um oftalmologista especializado em cirurgia plástica palpebral , o médico precisa concluir a Faculdade de Medicina. Em seguida, realizar sua residência médica em Oftalmologia. Por último, o oftalmologista faz especialização em cirurgia plástica ocular. Ao todo, são, aproximadamente, 11 anos de formação para se tornar oftalmologista especialista em plástica ocular.
Entretanto, esta cirurgia também pode ser feita por cirurgiões plásticos, desde que tenham profundo conhecimento das estruturas oculares e das órbitas.

Técnica da cirurgia:
A blefaroplastia, na maioria das vezes, é realizada através de cortes no sulco da pálpebra superior e na linha logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior. Pode ocorrer pequenas extensões laterais do corte acompanhando as rugas naturais já existentes. Isto permite que a cicatriz fique escondida.

A anestesia é local e acompanha sedação para maior conforto. O tempo de cirurgia para blefaroplastia superior e inferior é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Os pontos são retirados após uma semana. O edema e o hematoma, que podem ocorrer, tendem a sumir após duas semanas de cirurgia.
Pós-operatório da blefaroplastia:
No pós-operatório imediato, o especialista orienta o uso de compressas geladas nas 12 horas subsequentes à cirurgia. Além das compressas geladas, também indica-se o uso de pomada de associação de corticoide com antibiótico sobre os pontos.
Existe ainda a possibilidade de realizar a blefaroplastia inferior via transconjuntival. Esta via permite a retirada apenas das bolsas de gordura sem a necessidade de cortes na pele.
Vale lembrar que para correção das rugas peri-oculares ao redor dos olhos podemos usar a toxina botulínica associado à plástica das pálpebras.
Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).