Transplante de córnea

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea (doente) de um paciente por uma córnea saudável, a fim de melhorar a visão (finalidade óptica) ou corrigir perfurações oculares (transplante tectônico).
É indicado em casos de :
• Opacificação da córnea parcial ou total;
• Ceratocone avançado onde o uso de óculos e lentes de contato não corrigem mais o astigmatismo irregular característico dessa doença;
• Perfuração da córnea, devido algum trauma ocular e ou úlcera corneana.

Dessa forma, o transplante de córnea pode ser usado como forma de tratamento de ceratocone quando as demais técnicas, já descritas, não forem eficazes.

Em relação ao transplante de córnea, é inegável que os métodos e técnicas evoluiram muito, passando pela utilização do femtosecond laser para realizar a preparação do botão doador e do leito receptor. Isso permite uma melhor cicatrização e um resultado com menor astigmatismo residual devido ao melhor encaixe de ambos. (Figura 1 e Vídeo 1)

Transplante de Córnea

Fig.1: Transplante de Córnea

O fato das técnicas de transplantes de córnea tornarem-se mais sofisticadas possibilitam melhores resultados na qualidade e no tempo de cicatrização, o que por sua vez proporciona uma superfície ocular mais harmônica e menos irregular oferecendo ao paciente melhor acuidade visual. (Figura 2)

Transplante de Córnea 2

Fig. 2: Suturas do transplante de Córnea

                                               Vídeo 1: Transplante de Córnea

O refinamento nas técnicas de transplante de córnea para o tratamento do ceratocone permitiu o desenvolvimento  do transplante de córnea de espessura parcial ou lamelar. Nesta cirurgia ocorre separação parcial do estroma e assim o cirurgião pode retirar a parte da córnea afetada pelo ceratocone sem remover o endotélio da córnea (camada mais profunda da córnea).
As células endoteliais têm um papel extremamente importante em retirar excesso de água da córnea e manter sua transparência. No transplante de córnea tradicional, o endotélio da córnea doadora sofre maior dano, podendo comprometer o resultado final.  A técnica de transplante de córnea lamelar anterior profundo possibilita ao paciente manter o seu endotélio, sedo considerada a técnica de transplante de córnea ideal para o tratamento do ceratocone.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista  –  Tratamento do Ceratocone – Transplante de córnea

Rua Teixeira da Silva, 34 Cj. 83 – Paraíso –  São Paulo -SP
Telefone: (11) 3083-5249/4371-5259