Plástica Ocular

A Plástica Ocular, também conhecida como oculoplástica, é uma subespecialidade da oftalmologia  que cuida da região peri-ocular e frontal, no terço superior da face. Trata de problemas relacionados com às pálpebras, vias lacrimais e órbita. Subdivide-se em dois segmentos:

Plástica Restauradora
: especializada na correção do mau posicionamento das pálpebras e dos cílios, reconstituição cirúrgica de pálpebras traumatizadas, desobstrução das vias lacrimais, tratamento e remoção de tumores palpebrais, tratamento do xantelasmas( manchas amarelas nas pálpebras ) e ptose( pálpebra caída ).

Plástica Estética: dedicada a cirurgias para retirada do excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores, alem da correção de ptoses leves. A cirurgia estética das pálpebras tem como objetivo valorizar e rejuvenescer o olhar, corrigindo os efeitos do envelhecimento palpebral,  uma vez que estas são responsáveis pelo olhar cansado. A blefaropastia (retirada do excesso de pele da pálpebra) é a cirurgia plástica mais comum da face. Quando bem indicada, com exames pré-operatórios, incluindo os oftalmológicos e avaliação do especialista em plástica ocular, as chances de complicações são raras. 
Há, ainda, tratamentos pouco invasivos para embelezar homens e mulheres no combate dos sinais de envelhecimento da face, como as rugas e a flacidez. Dentre as várias técnicas utilizadas pela medicina estética da face a toxina botulínica ( botox ) tem grande importância, sendo muito segura na manutenção da saúde ocular.

 

Blefaroplastia

A plástica das pálpebras, chamada blefaroplastia, é uma cirurgia destinada a remover as bolsas gordurosas palpebrais junto com o excesso de pele e eventualmente de músculo, das pálpebras superiores e inferiores. A blefaroplastia não corrige os “pés-de-galinha” (excesso de pele na lateral da órbita) ao redor de seus olhos, nem levanta a sobrancelha caída. Outros procedimentos podem ser associados para corrigir tais aspectos. A plástica das pálpebras pode melhorar significativamente a face, suavizando a expressão e conferindo um ar mais rejuvenescido e descansado. A blefaroplastia é indicada para homens e mulheres que se encontram em boa condição de saúde, psicologicamente equilibrados e com expectativas realistas em relação à cirurgia. O tratamento cirúrgico, na maioria das vezes, é feito através de cortes no sulco da pálpebra superior e na linha logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior, com pequenas extensões laterais acompanhando rugas naturais já existentes. (Figura Blefaro1; Vídeo blefaroplastia)

blefaroplastia

Figura Blefaroplastia 1

 

A pele e músculo excedentes são retirados e a gordura herniada é tratada. No final, a pele é suturada e se acomoda a nova estrutura. (Figura 2)

blefaroplastia

Figura Blefaroplastia 2

Nessa cirurgia, a anestesia é  local com um anestesista propiciando uma sedação para conforto do paciente.

Existe ainda a possibilidade de se realizar a blefaroplastia inferior via transconjuntival para retirada das bolsas de gordura, ou seja sem a necessidade de incisões na pele. (Figura 3; Vídeo blefaroplastia)

blefaroplastia

Figura Blefaroplastia 3

Botox

Também conhecida popularmente como BOTOX ®, um dos seus nomes comerciais mais usados, a toxina botulínica age no músculo levando à sua paralisação, suavizando as rugas de expressão da pele.(figura 1)

Botox

Botox

É um procedimento minimamente invasivo e seus resultados aparecem em 48 horas. As áreas para o uso do botox são as rugas entre as sobrancelhas, as linhas horizontais da testa e as linhas de expressão que surgem ao redor dos olhos ( “pés-de-galinha”).(Figura 2) O botox é excelente para complementar a Blefaroplastia e o Laser de CO2. O tratamento pode ser realizado em todas as idades e em homens e mulheres.

Botox antex

Botox entre as sobrancelhas antes

Botox depois

Botox entre as sobrancelhas depois

botox testa

Botox rugas horizontais frontais antes

Botox testa

Botox rugas horizontais frontais depois

Botox rugas perioculares

Botox em rugas peri-oculares antes

Botox pés de galinha

Botox em rugas peri-oculares depois

Botox homem

Botox em rugas verticais entre as sobrancelhas de homem “antes”

Botox homem

Botox em rugas verticais entre as sobrancelhas de homem “depois”

 

 

Blefaroespasmo

Blefaroespasmo é uma afecção adquirida das pálpebras caracterizadas por contrações involuntárias  dos músculos ao redor dos olhos. Deve ser diferenciado da mioquimia que é um tremor palpebral sem fazer com que a pessoa pisque. Em geral é bilateral e ocorre com maior freqüência em mulheres acima de 50 anos. Com o tempo há  aumento da freqüência de piscar podendo levar à cegueira funcional.(Vídeo de Blefaroespasmo)

O tratamento do blefaroespasmo é clínico e se dá através da aplicação da toxina botulínica (Botox), nos músculos ao redor dos olhos que são afetados. Novas aplicações  devem ser repetidas de 5 em 5 meses.

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista – Plástica das pálpebras ( Plástica Ocular )