Lentes Intra-oculares

As lentes intra-oculares (LIO) são implantadas com o objetivo de substituir o cristalino humano que estava opaco em decorrência da catarata. As lentes atuais permitem a correção de outros problemas oculares além da catarata, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e mais recentemente a presbiopia ou vista cansada, promovendo a independência definitiva dos óculos para a maioria dos pacientes.

Atualmente contamos com diversas opções de lentes intra-oculares que se dividem em 2 grupos:
– Rígidas (não dobráveis): A lente intra-ocular rígida é uma lente de fabricação nacional de boa qualidade. Por suas características de rigidez, a abertura realizada nos olhos precisa ser aumentada de 3 para 7 mm. 
Este tipo de abertura não é auto-selante, com isso é obrigatória a realização de uma ou mais suturas no olho para manter a vedação. A opção por este tipo de lente intra-ocular permite que o paciente se recupere da catarata e possa enxergar de forma adequada.
 Com os pontos no olho é normal que seja induzido astigmatismo que torna maior o grau do óculos depois da cirurgia de catarata. Vale a pena ressaltar que quanto maior a abertura realizada no olho, maior o risco de infecções e mais demorado é o tempo de recuperação pós-operatório.

– Flexíveis (dobráveis): O material desta lente inta-ocular é um tipo de acrílico flexível desenvolvido nos Estados Unidos que permite que, possa ser dobrada e injetada no olho através de um instrumento semelhante a uma caneta de ponta fina, pela abertura de 2-3 mm na borda da córnea inicialmente feita no processo da cirurgia de catarata, não necessitando a ampliação dessa incisão. Como esta abertura tem um tamanho realmente microscópico, ela é auto-selante e não necessita de suturas (pontos) na córnea. Com este tipo de lente intra-ocular a cirurgia de catarata e a recuperação são ainda mais rápidas e melhor para a saúde ocular.
A lente intra-ocular pode ainde ser classificada em peça única e rígida, peça única e dobrável ou ainda formada por três peça.
As dobráveis são consideradas as melhores, porque podem ser introduzidas através de uma mínima incisão de 3mm de largura. As lentes intra-oculares dobráveis permitem ao oftalmologista reduzir o tamanho da incisão. Uma incisão pequena, combinada a uma LIO dobrável, pode fornecer muitas vantagens em relação às técnicas mais antigas, que utilizavam incisões maiores.

lentes intraoculares dr. Renato Garcia Oftalmologista
lentes intraoculares

As lentes intra-oculares podem ser tóricas, ou seja corrigem o astigmatismo, e ainda são divididas quanto ao foco.

Monofocais: proporcionam visão monofocal como o próprio nome diz. Uma lente intra-ocular monofocal utiliza o princípio da refração, ou seja, ela direciona os raios de luz até um ponto focal. Este processo proporciona visão nítida apenas para uma única distância, sendo necessário o uso de lentes corretivas, como óculos, para se ter uma boa visão de perto, intermediária e de longe, simultaneamente.

Multifocais: As lentes intra-oculares multifocais proporcionam uma visão de longe e de perto com menor dependência aos óculos após a cirurgia de catarata. No entanto, não são recomendadas para todos os casos

lentes intrao-culares saúde ocular
Lentes intrao-culares

m grande avanço da tecnologia são as lentes intra-oculares de coloração amarela (Figura 7) com propriedades filtrantes, que protegem contra os raios UV invisíveis e os raios azuis visíveis, ajudando a prevenir outros tipos de doenças oculares como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista