Crosslinking

Crosslinking

crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, pois previne sua progressão. Em um percentual menor de casos há também uma pequena diminuição da curvatura da córnea. O crosslinking consiste em fazer uma raspagem, removendo parte do epitélio corneano central seguida de aplicação de riboflavina em gotas. A seguir irradia-se a córnea com luz ultravioleta, com exposição e tempo controlados. (vídeo 1)

Vídeo 1: Crosslinking

O resultado da realização do crosslinking da córnea é a criação de mais ligações covalentes no estroma o que aumenta a resistência mecânica da córnea. (Figura 1)

crosslinking

Fig.1: Crosslinking

Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone pois a córnea torna-se mais resistente. O vídeo a seguir demonstra como uma córnea com ceratocone se comporta à deformação comparada com uma córnea normal ou após o crosslinking.(vídeo 2)

Vídeo 2: córnea pós-crosslinking

É importante ressaltar que o tratamento do ceratocone com o  crosslinking está indicado apenas se houver progressão do ceratocone em 6 meses. Dados como a ceratometria e a refração do paciente são comparados neste período para avaliar a necessidade do crosslinking.

São pré-requisitos para a realização do crosslinking da córnea:

  • espessura corneana seja maior ou igual a 400 micra;
  • curvatura corneana inferior a 70 dioptrias;
  • ausência de cicatrizes corneanas centrais,  sem história de Herpes ocular;
  • paciente não esteja em fase de gestação.

Os maiores beneficiários para realização do crosslinking são os pacientes que apresentam estágios leves a moderados do ceratocone, pois torna-se possível manter a qualidade de visão corrigida sem outros procedimentos mais invasivos.

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista – Tratamento do ceratocone – Crosslinking

Rua Teixeira da Silva, 34 Cj. 83 – Paraíso –  São Paulo -SP
Telefone: (11) 3083-5249/4371-5259