Cirurgia da catarata

Catarata é a opacificação do cristalino e provoca visão borrada e diminuição do contraste. O tratamento consiste, exclusivamente, em cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

cirurgia de catarata

O oftalmologista especialista em cirurgia de catarata faz o procedimento através da remoção o cristalino opaco. A técnica mais usada é a faco-emulsificação (FACO) seguida do implante da lente intraocular.

Um exame fundamental antes da cirurgia de catarata é a biometria, que determina qual o a grau da lente intraocular que deve ser implantada para que o erro refrativo (grau) final seja próximo a zero.
A cirurgia é realizada sob anestesia local tópica (colírio anestésico) e sedação.

A cirurgia consiste na fragmentação da catarata em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com uma ponta bem fina e delicada. Essa ponta emite ondas de ultrassom e faz, simultaneamente, a emulsificação e a retirada, por meio de sucção dos fragmentos da catarata. Após a retirada de toda a catarata, é implantada a lente intraocular.

O pós-operatório da cirurgia de catarata é muito tranquilo e indolor. Após a cirurgia de catarata, o paciente recupera-se rapidamente do efeito dos sedativos e recebe alimentação leve para logo deixar o hospital e ir para casa.

O paciente recebe alta com um tampão acrílico transparente para proteção. Além disso, recebe orientação de uso de um colírio que contêm antibiótico e anti-inflamatório. Após a cirurgia de catarata, a visão apresenta melhora rápida e em poucos dias atinge sua normalidade. Recomenda-se também, não pegar peso e a não entrar em piscinas por, aproximadamente, 30 dias.

Lentes Intraoculares
As lentes intraoculares (LIOs) são implantadas com o objetivo de substituir o cristalino humano que estava opaco em decorrência da catarata. Estas lentes permitem a correção de outros problemas oculares além da catarata, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e mais recentemente a presbiopia ou vista cansada.

Podemos, com isso, alcançar a independência relativa dos óculos para a maioria dos pacientes. As lentes intraoculares são, em sua maioria, flexíveis (dobráveis). O material destas lentes consiste em um tipo de acrílico flexível, permitindo que a mesma possa ser dobrada e injetada no olho através de um instrumento semelhante a uma caneta de ponta fina, pela abertura de 2-3 mm na borda da córnea inicialmente feita no processo da cirurgia de catarata.

Catarata

A catarata aparece naturalmente nas pessoas com idade acima dos 55 anos. Pode ocorrer em recém-nascidos, pessoas diabéticas, pessoas tratadas com certos medicamentos como a cortisona e traumas oculares.

Muitas vezes o paciente com catarata não percebe a piora da acuidade visual que ocorre de forma lenta e progressiva. É comum pessoas idosas modificarem seus hábitos de vida, ficando mais em suas casas por tornarem-se inseguros com a baixa de visão ocasionada pela catarata.

Outros, por sua vez, subestimam a diminuição da visão e acabam sendo vítimas de acidentes como quedas, que podem levar a fraturas ósseas. Devemos, portanto, entender que não é normal um idoso enxergar menos só por conta da idade. Para isso, um exame oftalmológico periódico com o especialista pode proporcionar melhora na qualidade de vida detectando a catarata.

A catarata senil faz parte do envelhecimento do cristalino. Apenas a proteção dos olhos contra raios solares através de lentes fotocromáticas (óculos escuro) podem postergar a catarata e ajudar na saúde ocular. Não existem colírios para previnir e tratar a catarata.

O oftalmologista especialista em cirurgia da catarata faz a cirurgia removendo o cristalino opaco através da técnica de faco-emulsificação ( FACO ) e implanta a lente intra-ocular.

A preparação pré-operatória para realização da cirurgia de catarata é muito simples. O procedimento é rápido e realizado sob anestesia local tópica (colírio anestésico) e sedação. Um exame fundamental antes da cirurgia de catarata é a biometria, que mensura qual o grau da lente intra-ocular que deve ser implantada.

A cirurgia:
A cirurgia de catarata evoluiu muito ao longo dos anos. Antigamente, removia-se a catarata e não realizava-se o implante da lente intra-ocular. A cirurgia era muito agressiva para o olho e o resultado alcançado muitas vezes não satisfatório.

A segunda geração da técnica da cirurgia de catarata apresentou melhora expressiva. A catarata passou a ser retirada com técnica mais sofisticada através da facectomia extra-capsular (FEC). Nesta técnica cirúrgica, um corte grande era feito no olho para retirada da catarata por inteiro e, em seguida implantava-se a lente intraocular.

A partir do fim da década de 90 a cirurgia de catarata sofreu um grande avanço com o surgimento da facoemulsificação ( FACO ) que é realizada até os dias de hoje. Nesta nova era da cirurgia de catarata, o especialista fragmenta a catarata em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com uma ponta bem fina e delicada. Essa ponta emite ondas de ultrassom e faz, simultaneamente, a emulsificação e a retirada, por meio de sucção dos fragmentos da catarata.

Em seguida, é implantada uma lente intra-ocular, que pode ser dobrável (flexível) ou não dobrável (rígida). Essa técnica de cirurgia de catarata é realizada através de uma pequena incisão de aproximadamente 2,20 a 2,75 mm, não sendo necessária sutura ao seu término, porque cicatriza rapidamente devido sua incisão auto-selante.

lentes intraoculares dr. Renato Garcia Oftalmologista
lentes intraoculares

Atualmente contamos com diversas opções de lentes intraoculares que se dividem em 2 grupos principais:

Monofocais:  proporcionam visão nítida apenas para uma única distância, sendo necessário o uso de lentes corretivas, como óculos, para se ter uma boa visão de perto, intermediária e de longe, simultaneamente.

Multifocais:  proporcionam visão de longe e de perto com menor dependência dos óculos após a cirurgia de catarata. No entanto, não são recomendadas para todos os casos.

lentes intrao-culares saúde ocular
Lentes intrao-culares

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista