As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea.

Lente de contato escleral

Lente de apoio na córnea à esquerda e lente de apoio na esclera à direita

Lente de Contato Escleral

Lente Escleral

Lente de Contato Escleral

Lente Escleral

As lentes esclerais foram desenvolvidas para pessoas portadoras de córneas irregulares, degeneração marginal pelúcida, ceratoplastias penetrantes, pós LASIK e RK e, principalmente, ceratocone. Devem ser usadas como uma alternativa para aqueles que tem dificuldade em adaptar as lentes rígidas gás permeáveis (RGPs) corneanas e que não tem bom resultado com lentes gelatinosas especiais para ceratocone.

O espaço entre a córnea e a lente escleral é preenchido pelo “filme lacrimal”, propiciando uma adaptação muito mais confortável, mesmo em pacientes que possuem muita sensibilidade. A lente escleral é uma lente de contato rígida gás permeável, com alto índice de permeabilidade ao oxigênio, o que permite uso por 12 horas contínuas.

Lente de Contato Escleral

Lente Escleral

Quando há uma boa adaptação do paciente à lente escleral, automaticamente se afasta a necessidade do transplante de córnea.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

 Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista – Lentes Esclerais