Dúvidas em cirurgia de catarata

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia. Hoje em dia, com as modernas técnicas e aparelhos, a recomendação é que a cirurgia seja indicada nas fases iniciais da catarata, pois o procedimento torna-se mais fácil e seguro. Além disso, o tempo de recuperação é menor quando a cirurgia da catarata é realizada nos estágios iniciais. Portanto, o recomendável é que a cirurgia de catarata seja realizada logo que os primeiros sintomas apareçam.

Cirurgia de catarata
Cirurgia de catarata

Dúvidas em cirurgia de catarata:

O que é catarata?
Catarata é a opacificação do cristalino, uma estrutura normalmente transparente que se parece com uma lente e que se localiza dentro do olho.

Catarata
Catarata

Quais são os sintomas da catarata?
Quando o cristalino fica opaco (catarata), a imagem não se forma adequadamente na retina e a visão fica borrada, como se houvesse uma névoa atrapalhando a visualização das imagens. Em seu grau máximo a catarata leva à cegueira, que é totalmente reversível após a cirurgia.

Catarata
Catarata

Qual idade mais frequente para ter catarata?
A catarata mais comum é a senil, que aparece por volta dos 60 anos, mas nada impede de um paciente mais jovem ter a doença. A catarata também pode ocorrer em recém-nascidos, pessoas diabéticas, pessoas tratadas com certos medicamentos como a cortisona, traumas oculares e outras situações.

Como é feita a cirurgia (retirada) da catarata?
A catarata é fragmentada em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com uma ponta bem fina e delicada. Essa ponta emite ondas de ultrassom e faz, simultaneamente, a emulsificação e a retirada, por meio de sucção dos fragmentos da catarata. Após a retirada de toda a catarata, é implantada uma lente intra-ocular, que pode ser dobrável (flexível) ou não dobrável (rígida). Nesta técnica, é realizada uma pequena incisão de aproximadamente 2,20mm, não sendo necessária sutura ao seu término, porque cicatriza rapidamente devido sua incisão auto-selante. O tempo da cirurgia varia de 15 a 30 minutos.

Cirurgia catarata
Cirurgia catarata

A cirurgia de catarata é feita com laser?
Recentemente surgiu no mercado oftalmológico um laser capaz de realizar alguns passos da cirurgia de catarata, mas ainda é necessário o uso do facoemulsificador para retirada da catarata. Essa tecnologia necessita de mais estudos e aprimoramento para tornar-se segura e eficaz a todos os pacientes com catarata.

É necessário implantar uma lente na cirurgia de catarata?
Sim. As lentes intra-oculares (LIO) são implantadas com o objetivo de substituir o cristalino humano que estava opaco em decorrência da catarata. As lentes atuais permitem a correção de outros problemas oculares além da catarata, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e mais recentemente a presbiopia ou vista cansada, promovendo a independência definitiva dos óculos para a maioria dos pacientes.

lentes intraoculares dr. Renato Garcia Oftalmologista
lentes intraoculares

Como é feita a anestesia em uma cirurgia de catarata?
A anestesia é tópica, ou seja, com colírios e anestésicos intraoculares. Associado ao anestésico local realizamos sedação para reduzir o grau de ansiedade e permitir maior conforto ao paciente durante a cirurgia. Um grande número de pacientes submetidos à sedação chegam a dormir durante a cirurgia de catarata. Após a cirurgia o paciente recebe alta em aproximadamente 2 horas.

É preciso dar pontos na cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é realizada através de uma pequena incisão de aproximadamente 2,20 mm, não sendo necessária sutura ao seu término, porque cicatriza rapidamente devido sua incisão auto-selante. No entanto, caso o oftalmologista especialista nesta cirurgia ache necessário dar um ponto na incisão, o mesmo poderá ser removido em poucos dias.

Como é a recuperação após a cirurgia de catarata?
O pós-operatório da cirurgia de catarata é muito tranquilo e indolor. Após o realização da cirurgia de catarata pelo especialista, o paciente recupera-se rapidamente do efeito dos sedativos e recebe alimentação leve para logo deixar o hospital e ir para casa. O paciente recebe alta com um tampão acrílico transparente para proteção e orientação de uso de um colírio que contem antibiótico e anti-inflamatório. Após a cirurgia de catarata, a visão apresenta melhora rápida e em poucos dias atinge sua normalidade. Recomenda-se também, não pegar peso e a não entrar em piscinas e mar por aproximadamente 30 dias.

É possível corrigir o grau dos óculos com a cirurgia de catarata?
Sim. As lentes intra-oculares (LIO) são implantadas com o objetivo de substituir o cristalino humano que estava opaco em decorrência da catarata. As lentes atuais permitem a correção de outros problemas oculares além da catarata, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e mais recentemente a presbiopia ou vista cansada, promovendo a independência definitiva dos óculos para a maioria dos pacientes.

A lente-intraocular pode ser rejeitada pelo olho?
As lentes intraoculares, implantadas após a retirada da catarata, já são feitas para não haver rejeição. Não há necessidade de troca ao longo da vida, por isso a importância de colocar uma lente de boa qualidade. Caso seja necessário por algum motivo realizar uma troca de lente intraocular, é necessário que se faça outra cirurgia.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

Veja também
Suplementos alimentares para os olhos
Falso Estrabismo
Miopia
Crosslinking da córnea
Entrevista Dr. Renato Garcia
Cirurgia de Catarata
Dúvidas em cirurgia de catarata
Criança no oftalmologista
Lentes de contato esclerais
Moscas Volantes

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular…

14 de novembro de 2019

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real…

21 de agosto de 2019

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto dos 21 anos…

5 de dezembro de 2018

O crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea…

4 de outubro de 2018

Assista o vídeo com a entrevista do Dr. Renato Garcia

28 de junho de 2018

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

16 de outubro de 2017

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

13 de outubro de 2017

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar…

26 de maio de 2017

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea…

7 de fevereiro de 2017

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”…

25 de janeiro de 2017