Crosslinking da córnea


Crosslinking

Crosslinking da córnea

 

crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea. O crosslinking da córnea consiste em fazer uma raspagem do epitélio da córnea seguido da aplicação de riboflavina em gotas. Após 30 minutos procede-se a aplicação da luz UV-A por 10 minutos. Atualmente, aparelhos de última geração permitem a aplicação da luz ultravioleta em 10 minutos – técnica conhecida como crosslinking acelerado.

Crosslinking da córnea

Crosslinking da córnea

 

O resultado desta modalidade de tratamento do ceratocone é o surgimento de mais ligações covalentes no estroma da córnea, o que aumenta sua resistência mecânica (endurecimento). Com isso, muitos pacientes permanecem em estágios iniciais da doença, evitando a evolução para transplante de córnea.

Crosslinking

Crosslinking

É importante ressaltar que o tratamento do ceratocone com o crosslinking está indicado apenas se houver progressão do ceratocone em 6 meses. Dados como a ceratometria e a refração do paciente são comparados neste período para avaliar a necessidade do crosslinking. Os casos ideais para tratamento com crosslinking são os pacientes que apresentam estágios leves a moderados de ceratocone, pois torna-se possível manter a qualidade de visão corrigida sem outros procedimentos mais invasivos. No entanto, estudo recentes demonstraram benefícios do crosslinking até em casos de ceratocone avançado.

 

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista especialista – Ceratocone – Crosslinking

Rua Teixeira da Silva, 34 Cj. 83 – Paraíso –  São Paulo -SP
Telefone: (11) 3083-5249/4371-5259