Computador (Síndrome Olho-Computador)

Do inglês “Computer Vision Syndrome”, a Síndrome da Visão do Usuário de Computador ou também chamada Síndrome Olho-Computador são os nomes dados a uma das principais síndromes que causam queixas frequentes nas clínicas de oftalmologia. A Síndrome é caracterizada por sintomas oculares que aparecem durante ou após o uso prolongado do computador.

“Vista cansada”, dor de cabeça, olhos irritados ou vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir foco, visão de cores alteradas, halos ao redor dos objetos, visão embaçada ou dupla são as reclamações mais freqüentes daqueles que utilizam o computador no ambiente de trabalho.

Depois de horas diante de uma tela que emite raios luminosos, o movimento automático de piscar diminui em aproximadamente um terço em função da atenção que prestamos. Isto ocorre não só em usuários de computadores mas com crianças que jogam video game devido à concentração no jogo. Alem disso, a luminosidade da tela faz as pupilas se fecharem, além de provocar esforço muscular, sonolência e cansaço visual. Enxergar de perto, exige mais esforço do que enxergar de longe. As imagens do monitor são formadas por \’pixels\’, minúsculos pontinhos nos quais os nossos olhos não conseguem manter o foco, necessitando \’focar e refocar\’ continuamente.

Além de piscarem menos existe o agravante de que as pessoas não abandonam seu posto de trabalho até que a seu objetivo seja cumprido. Pequenas pausas no trabalho e uso de lágrimas artificiais são adequados, para que não ocorra sintomas como os descritos acima.

Alguns fatores contribuem para agravar as queixas associadas ao usodo computado, como posturas incorretas, ambientes com ar-condicionado e luminosidade em excesso ou inadequada.

Síndrome Olho Computador saúdeocular.com.br
Síndrome Olho Computador

Portanto recomenda-se:
– Manter postura ideal, com os pés tocando no chão;
– Monitor posicionado na altura maxima da linha da visão;
– Os olhos devem ficar de 50 cm a 65 cm da tela;
– Papéis utilizados no trabalho devem ficar ao lado do computador;
– Não devem haver reflexos de luz na tela. O ideal é posicioná-la contra fontes de luz como lâmpadas e janelas; – quanto mais se aumenta a resolução do monitor, menores ficam as letras. O tamanho ideal deve ser ajustado para uma leitura rápida e fácil;
– Pequenos intervalos ajudam a reduzir o estresse visual;
– Nos ambientes com ar-condicionado, usar lágrimas artificiais para auxiliar a lubrificação dos olhos;
– A limpeza da tela deve ser constante, pois o monitor produz estática que ajuda no depósito de pó, piorando a qualidade da imagem.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista

Veja também
Suplementos alimentares para os olhos
Falso Estrabismo
Miopia
Crosslinking da córnea
Entrevista Dr. Renato Garcia
Cirurgia de Catarata
Dúvidas em cirurgia de catarata
Criança no oftalmologista
Lentes de contato esclerais
Moscas Volantes

Há tempos a ciência reconhece o papel da alimentação adequada na saúde ocular…

14 de novembro de 2019

Estrabismo é o termo médico usado para indicar um desvio ocular, mas nem sempre é real…

21 de agosto de 2019

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto dos 21 anos…

5 de dezembro de 2018

O crosslinking da córnea tem importante papel no tratamento do ceratocone, prevenindo sua progressão através do fortalecimento biomecânico da córnea…

4 de outubro de 2018

Assista o vídeo com a entrevista do Dr. Renato Garcia

28 de junho de 2018

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

16 de outubro de 2017

Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia…

13 de outubro de 2017

Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar…

26 de maio de 2017

As lentes esclerais são lentes de contato maiores que se apóiam principalmente na esclera, o que as diferenciam das lentes de contato usuais que tem seu principal apoio na periferia da córnea…

7 de fevereiro de 2017

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”…

25 de janeiro de 2017