Catarata

Catarata é a opacificação do cristalino, uma estrutura normalmente transparente que se parece com uma lente localizada dentro do olho.

cirurgia de catarata

Quando o cristalino fica opaco (catarata), a imagem não se forma, adequadamente, na retina. A queixa é de visão borrada e diminuição do contraste.

Catarata

A catarata aparece naturalmente nas pessoas com idade acima dos 55 anos. Pode ocorrer também em recém-nascidos, em portadores de diabetes, pessoas tratadas com medicamentos como a cortisona, pós traumas oculares e outras situações.

Muitas vezes o paciente com catarata não percebe a piora da visão. A perda tende ocorrer de forma lenta e progressiva. É comum pessoas idosas modificarem seus hábitos de vida devido a catarata. Passam a ficar mais em suas casas e praticam menos atividade sociais por tornarem-se inseguros com a baixa de visão.

Outros, por sua vez, subestimam a diminuição da visão e acabam sendo vítimas de acidentes, como quedas e fraturas ósseas.
Não é normal um idoso enxergar menos só por conta da idade. Para isso, um exame oftalmológico periódico anual é recomendado. O tratamento consiste, exclusivamente, em cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

Cirurgia de catarata
O oftalmologista especialista em cirurgia de catarata faz o procedimento através da remoção o cristalino opaco. A técnica mais usada é a faco-emulsificação (FACO) seguida do implante da lente intraocular.

Um exame fundamental antes da cirurgia de catarata é a biometria, que determina qual o a grau da lente intraocular que deve ser implantada para que o erro refrativo (grau) final seja próximo a zero.

A cirurgia é realizada sob anestesia local tópica (colírio anestésico) e sedação. A cirurgia consiste na fragmentação da catarata em minúsculos pedaços através de um instrumento introduzido no olho semelhante a uma caneta com uma ponta bem fina e delicada. Essa ponta emite ondas de ultrassom e faz, simultaneamente, a emulsificação e a retirada, por meio de sucção dos fragmentos da catarata. Após a retirada de toda a catarata, é implantada a lente intraocular.

O pós-operatório da cirurgia de catarata é muito tranquilo e indolor. Após a cirurgia de catarata, o paciente recupera-se rapidamente do efeito dos sedativos e recebe alimentação leve para logo deixar o hospital e ir para casa. O paciente recebe alta com um tampão acrílico transparente para proteção. Além disso, recebe orientação de uso de um colírio que contêm antibiótico e anti-inflamatório. Após a cirurgia de catarata, a visão apresenta melhora rápida e em poucos dias atinge sua normalidade. Recomenda-se também, não pegar peso e a não entrar em piscinas por, aproximadamente, 30 dias.

Lentes Intraoculares
As lentes intraoculares (LIOs) são implantadas com o objetivo de substituir o cristalino humano que estava opaco em decorrência da catarata. Estas lentes permitem a correção de outros problemas oculares além da catarata, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e mais recentemente a presbiopia ou vista cansada. Podemos, com isso, alcançar a independência relativa dos óculos para a maioria dos pacientes.

As lentes intraoculares são, em sua maioria, flexíveis (dobráveis). O material destas lentes consiste em um tipo de acrílico flexível, permitindo que a mesma possa ser dobrada e injetada no olho através de um instrumento semelhante a uma caneta de ponta fina, pela abertura de 2-3 mm na borda da córnea inicialmente feita no processo da cirurgia de catarata.

lentes intraoculares dr. Renato Garcia Oftalmologista

Atualmente contamos com diversas opções de lentes intraoculares que se dividem em 2 grupos principais.

Monofocais:  proporcionam visão nítida apenas para uma única distância, sendo necessário o uso de lentes corretivas, como óculos, para se ter uma boa visão de perto, intermediária e de longe, simultaneamente.

Multifocais:  proporcionam visão de longe e de perto com menor dependência dos óculos após a cirurgia de catarata. No entanto, não são recomendadas para todos os casos.

lentes intrao-culares saúde ocular

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia
CRM-SP 109092 RQE 31238

Médico Oftalmologista