Blefaroplastia

Blefaroplastia

plástica das pálpebras, chamada blefaroplastia, é uma cirurgia destinada a remover as bolsas de gordura palpebrais e excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores. A blefaroplastia não corrige os “pés-de-galinha” (excesso de pele na lateral da órbita) ao redor de seus olhos. Outros procedimentos podem ser associados para corrigir tais aspectos. A plástica das pálpebras pode melhorar significativamente a face, suavizando a expressão e conferindo um ar mais rejuvenescido e descansado. Deve-se sempre preservar a saúde dos olhos através de uma avaliação cuidadosa do oftalmologista especialista em blefaroplastia. A blefaroplastia é indicada para homens e mulheres que se encontram em boa condição de saúde, psicologicamente equilibrados e com expectativas realistas em relação à cirurgia. A blefaroplastia, na maioria das vezes, é feita através de cortes no sulco da pálpebra superior e na linha logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior, com pequenas extensões laterais acompanhando as rugas naturais já existentes. (Figura Blefaro1; Vídeo blefaroplastia)

blefaroplastia
Figura Blefaroplastia 1

A pele e músculo excedentes são retirados pelo especialista e as bolsas de gorduras proeminentes são tratadas. Ao final, a pele é suturada e se acomoda a nova estrutura. (Figura 2)

blefaroplastia
Figura Blefaroplastia 2

Nessa cirurgia, a anestesia é local e acompanha sedação para maior conforto. O tempo de cirurgia para blefaroplastia superior e inferior é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Os pontos da blefaroplastia são retirados após uma semana. O edema e o hematoma que podem ocorrer tendem a sumir após duas semanas de cirurgia. No pós-operatório imediato da blefaroplastia, o especialista neste tipo de cirurgia orienta uso de compressas geladas nas 12 horas subsequentes à cirurgia. Alem das compressas geladas também é indicado o uso de pomada de associação de corticoide com antibiótico sobre os pontos da cirurgia plástica.

Existe ainda a possibilidade de se realizar a blefaroplastia inferior via transconjuntival para retirada apenas das bolsas de gordura, ou seja sem a necessidade de cortes na pele. (Figura 3; Vídeo blefaroplastia)

blefaroplastia
Figura Blefaroplastia 3

A blefaroplastia deve ser realizada por oftalmologista especialista nesta cirurgia (oftalmologista especialista em Plástica Ocular), pois a remoção do excesso de pele não deve prejudicar a oclusão das pálpebras, tão importante para a integridade dos olhos.

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista – Plástica das Pálpebras – Blefaroplastia