Anel intra-estromal

Implante de Anel Intra-estromal corneano

O implante de anel intra-estromal é outra modalidade de tratamento do ceratocone, com objetivo de melhorar a visão do paciente com ceratocone, pois proporciona uma melhor regularidade da superfície da córnea. (Figura 1 e 2)

Anel de Ferrara

Fig 1: Anel Intra-Estromal

O implante do anel pode ocasionalmente melhorar a visão mas em grande parte dos casos uma correção visual adicional pode ser necessária. Às vezes, o óculos podem ajudar, mas geralmente há a necessidade de adaptar lente de contato.
Os segmentos de anéis intra-estromais foram desenvolvidos inicialmente no Instituto Barraquier com o nome de Intacs para controle e redução da miopia. No Brasil, na década de 90 foi desenvolvido um protótipo com diferentes nomogramas para o tratamento do ceratocone, chamada técnica do Anel de Ferrara. Tempos depois outros fabricantes criaram suas versões chamadas Corneal Rings e Kerarings com diferentes desenhos para o tratamento do ceratocone.
Atualmente o implante do anel intra-estromal pode ser realizado com a tecnologia do laser de femtosegundo, o que torna o procedimento mais preciso e seguro. 

 

Anel de Ferrara                                                                                        Fig 2:  Anel Intra-Estromal

 

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).

Dr. Renato Garcia   CRM-SP 109092

Médico Oftalmologista  –  Tratamento do Ceratocone – Anel intra-estromal

Rua Teixeira da Silva, 34 Cj. 83 – Paraíso –  São Paulo -SP
Telefone: (11) 3083-5249/4371-5259